O deputado do CDS-PP Mota Soares considerou esta quinta-feira, que o aumento de 27 por cento de desempregados face a Abril de 2008 mostra que o Governo “continua a falhar” na dinamização da economia e no apoio social.
“O CDS vê com muita preocupação estes números que mostram que só em 2009 já se perderam 76 mil postos de trabalho. Infelizmente o Governo continua a falhar na dinamização da economia e nas medidas de protecção social”, afirmou o deputado Pedro Mota Soares.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego disparou 27,3 por cento em Abril, face ao mesmo mês de 2008, prolongando a subida iniciada em Outubro e representando o acréscimo mais elevado desde Julho de 2003.
De acordo com dados divulgados esta quinta-feira, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, o número de desempregados inscritos no final do mês passado somava os 491.635, o que significa mais 105.294 inscrições do que em Abril de 2008.
O deputado do CDS-PP defendeu que o Governo deve tomar medidas de “dinamização da economia, dirigidas às micro, pequenas e médias empresas, que são as maiores responsáveis pela criação de emprego”.
Mota Soares destacou que o “desemprego dos jovens aumentou 32 por cento” e que “a esmagadora maioria não tem acesso ao subsídio mesmo que tenha trabalhado um ano”, desde que em 2006 o Governo alterou os critérios de atribuição.
Outra situação que “é injusta” e que “o Governo devia corrigir”, defendeu, é o caso de “agregados familiares em que nenhum membro tem emprego”.
“Nesses casos devia haver uma majoração do subsídio”, defendeu.
(CDS com Público.pt)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário