sábado, 7 de março de 2009


O CDS-PP quer explicações do governo e do regulador na Assembleia da República sobre a razão para as taxas de juro estarem a descer e os spreads cobrados pelos bancos estarem pelo contyrário a subir.
O anúncio foi feito por Paulo Portas, no final de uma reunião com a direcção da UGT, disse que o objectivo com estas audições é de saber "se estas práticas, quando unilaterais, são legais".

"Estão a acontecer na sociedade portuguesa fenómenos pouco explicados em que a taxa de juro desce, mas os spreads sobem, como [acontece] no crédito à habitação e no custo do dinheiro para as empresas", salientou.

As taxas de juro pagas nos empréstimos são compostas pelo indexante Euribor (taxas a que os bancos trocam dinheiro entre eles) e pelo spread (acréscimo que reflecte o risco de crédito do cliente e que representa um encaixe adicional para a instituição financeira).

O CDS-PP vai entregar esta tarde na Assembleia da República um requerimento a pedir a presença de um membro do governo e do regulador do sistema financeiro no Parlamento para explicar esta situação, referiu Paulo Portas.

O líder do CDS-PP disse ainda que o partido vai estar "muito atento" ao balanço da lei dos avales do Estado ao sistema financeiro, defendendo que "é tempo" de saber qual o impacto desta medida nas políticas de concessão de crédito, nomeadamente às pequenas e médias empresas e às microempresas.



1 comentário:

Anónimo disse...

Cheguei aqui pelo twitter.

Excelente blog. Força a todos os CDS´s de Alter. Passarei por aqui com frequência. Parabéns!