quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009



Proposta de criação de Unidade
Móvel de Saúde.

Aprovada em Assembleia Municipal de 20 de Fevereiro de 2009

O CDS-PP, representado aqui pela sua Concelhia de Alter do Chão, na figura de Dona MARIA DA CONCEIÇAO TORRES VAZ FREIRE, e tratando-se do CDS-PP um partido sério, honesto, muito atento e trabalhador.
O CDS-PP entendeu trazer aqui, perante vossas excelências a proposta de criação de um protocolo na área de saúde com vista a aquisição de uma unidade móvel de saúde, podendo a Câmara procurar patrocinadores ou mesmo benfeitores entre empresas da região ou mesmo marcas automóveis.
Pois, por entender-mos nós, que o Alentejo se encontra cada vez mais isolado, desertificado e envelhecido.
Por entender-mos que a população mais idosa é quem mais sofre e mais necessita de cuidados médicos, por vezes mesmo continuados; e que esses cuidados estão bem longe de serem os ideais, nomeadamente nas freguesias, onde apenas vai um médico de 1 a 3 vezes por semana, dependendo da Freguesia em causa.
Achamos de suma importância que a Câmara Municipal deve tentar fazer um esforço com vista a realização deste protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Câmara Municipal de Alter do Chão.
O projecto que propomos, engloba uma carrinha devidamente apetrechada com equipamento e técnicos, cedidos pelo Centro de Saúde (enfermeiras) e Câmara Municipal (Técnico Superior de Acção Social e um Motorista).
Tendo esta unidade como principais objectivos:

Tratamento de feridas/úlceras;

Cuidados de enfermagem no âmbito da Hipertensão Arterial e Diabetes;

Cuidados ao domicílio;

Vigilância de grávidas;

Vacinação a crianças com menos de 14 anos;


Rastreio de tuberculose pulmonar e outras Doenças Transmissíveis;

Teste rápido de VIH/SIDA;

Esclarecimentos e divulgação da actividade e horários do Centro de Saúde.

Neste contexto, a Concelhia do CDS-PP de Alter do Chão, propõe à Assembleia Municipal que aprove esta proposta e recomende ao Senhor Presidente que tente realizar este protocolo.



Sem comentários: