CDS CONTRA FIM DOS CHUMBOS ATÉ AO 9º ANO CHAMA MINISTRA DA TUTELA AO PARLAMENTO
O CDS-PP vai requerer a presença da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, no Parlamento, para dar explicações sobre a proposta para "pôr fim aos chumbos" até ao 9º ano, anunciou hoje o líder democrata-cristão.
"Terminar com as retenções ou `chumbos´ é uma ideia preocupante. É a última machadada a um sistema de ensino de exigência", considerou hoje Paulo Portas.
Em conferência de imprensa, o líder do CDS-PP anunciou que vai requerer a presença da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, na comissão parlamentar de Educação, para obter esclarecimentos sobre a proposta.
De acordo com o Diário Económico, um projecto de parecer do Conselho Nacional de Educação, órgão consultivo do Governo, recomenda que o Ministério da Educação estude "soluções adoptadas noutros países que `encontraram alternativas às repetições, obtendo bons desempenhos por parte dos alunos e resolvendo os problemas do insucesso".
Para Paulo Portas, "a ideia foi lançada para ver se passa". O líder do CDS-PP frisou que o programa eleitoral do PS e o programa do Governo não prevêem o fim das repetições de ano e desafiou o Executivo a esclarecer se esse é um objectivo do Ministério da Educação.
Paulo Portas sustentou que não se podem comparar sistemas de ensino de países nórdicos, onde "existem hábitos de rigor e exigência e de assiduidade" com os sistemas dos países do Sul da Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário